Rede Corporativa
, 05 de fevereiro de 2025.
20/07/2006
Neurociências
O Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Santos

 

 

O Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa da Misericórdia de Santos

 

The Neurosurgery Service of the Santa Casa de Santos

 

                                     Henrique S. Ivamoto, editor

 

(Página em construção. Pedimos aos colegas que enviem seus dados, e-mails e fotografias para hivamoto@yahoo.com, hivamoto@hotmail.com)

 

A Santa Casa da Misericórdia de Santos, fundada em 1543 por Brás Cubas, é o mais antigo hospital brasileiro. Nela, que é também a mais antiga instituição filantrópica do país e a primeira Santa Casa brasileira, trabalharam personalidades ilustres da história do país, como Leonardo Nunes, José de Anchieta, Manoel da Nóbrega, Frei Gaspar da Madre de Deus, José Bonifácio de Andrada e Silva, João Otávio dos Santos, José Carlos de Macedo Soares e os médicos Cláudio Luiz da Costa (provedor e restaurador), nosso clínico José Martins Fontes (tisiologista e poeta), Ranulfo Prata (romancista social) Edgar de Cerqueira Falcão (um dos mais ilustres historiadores brasileiros do século XX), Samuel Leão de Moura (humanista), Arthur Domingos Pinto (pioneiro cirurgião cardio-torácico), Emílio Navajas (pioneiro traumato-ortopedista), Oswaldo Paulino (pioneiro médico do trabalho), além de muitos outros, os grandes heróis desconhecidos da luta diária que, em conjunto, compõem o quadro de numes tutelares desta Casa de Misericórdia.

 

Em 1928, o terceiro prédio próprio da Santa Casa foi parcialmente destruído por um deslizamento de terra do Monte Serrate, o que motivou a construção de outro, na esplanada do Jabaquara. Em 1945, o atual prédio, amplo e moderno, foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas.

 

À época, a prática neurocirúrgica era incipiente no país. O Dr. Antonio Ablas Filho, cirurgião e ginecologista, iniciava seus estudos neurocirúrgicos lendo livros norte-americanos e franceses. Tendo decidido dedicar-se à nova especialidade, adquiriu seus equipamentos em São Paulo. Através da portaria nº 274 de 11 de junho de 1952, o provedor Dr. Alvaro Rodrigues dos Santos criou os cargos de chefes das Seções de Neurocirurgia e de Cirurgia Plástica e Reparadora, dentro da Clínica Cirúrgica. Em 19 de julho de 1952, através das portarias 331 e 332, dispensou o Dr. Ablas de suas funções como assistente efetivo da Clínica Cirúrgica e Gynecologica e o nomeou para assumir a chefia da Secção de Neurocirurgia da Clínica Cirúrgica. Nascido em Santos em 13 de novembro de 1911, formara-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil em 4 de dezembro de 1935 e fora admitido no Corpo Clínico da Santa Casa no dia 27 do mesmo mês. Era casado com a Sra. Julia de Freitas Guimarães Ablas. Segundo sua filha Ana Maria de Freitas Guimarães Ablas, sua primeira intervenção foi efetuada numa paciente que perdera a visão e deixara de falar devido a um tumor de hipófise. Após recuperar-se da anestesia, a paciente pediu sopa e, com o passar dos dias, recuperou a visão paulatinamente. Foi também professor de Medicina Legal da Faculdade Católica de Direito. Condecorado pelo Papa. Faleceu em 25 de junho de 1960. O Grupo Escolar da Ponta da Praia, em consideração à sua dedicação médica, teve o nome mudado para Grupo Escolar Dr. Antonio Ablas Filho.

 

 

 

  Dr. Antonio Ablas Filho (1911-1960), primeiro chefe da Secção de Neurocirurgia, instituída em 19.07.1952.  

 

Dr. Ablas foi substituído pelo Dr. Giles H. Duchene, de São Paulo. Em 1961, o Dr. Luís La Scala Júnior, engenheiro civil, eleito prefeito de Santos a 24 de março, não chegou a assumir o cargo, pois sofreu acidente automobilístico com grave traumatismo cranio-encefálico, sendo internado na Santa Casa da Misericórdia de Santos, onde seu pai ocupava o cargo de provedor. A comoção causada pelo traumatismo neurológico e pela morte do ilustre filho da terra, motivou a criação da unidade de terapia semi-intensiva neurocirúrgica, que recebeu o nome de Sala Torres Homem, homenageando o médico do Rio de Janeiro do século XIX. A irmã Glória Maria, uma santa de Passos em Santos, enfermeira desta Casa, uma das  discípulas de santa Paulina em Santos, foi ao Hospital das Clínicas de São Paulo receber um treinamento na área neurocirúrgica e passou a chefiar o setor de enfermagem da Seção. O Dr. Giles, que em suas ausências era substituído pelo seu primeiro assistente Dr. Sessue Santos Melo, desligou-se da Santa Casa em 9 de julho de 1973, sendo substituído pelo Dr. João Antonio Stamato Filho. Em 6 de agosto de 1975, o Dr. Mirto Nelso Prandini assumiu interinamente a chefia da seção, sendo substituído pelo Dr. Clésio Costa de Almeida pelo período de 1 de junho a 31 de dezembro de 1976.

 

 Irmã Glória, enfermeira-chefe da Neurocirurgia, na enfermaria do 4ºI (foto HSI).

 

O Dr. Emílio Navajas Filho, antigo ortopedista desta Casa, mostrou a Ivamoto, pouco após este chegar à Santa Casa de Santos no segundo semestre de 1976, uma ficha com descrição pormenorizada, incluindo desenhos em cores, de uma intervenção neurocirúrgica craniana que havia feito há anos, informando que não havia neurocirurgiões no hospital.

 

Em 26 de fevereiro de 1977 as seções de Neurocirurgia, de Neurologia e de Eletroencefalografia foram unificadas com a criação do Serviço de Neurologia, Neurocirurgia e Métodos Gráficos, ficando Ivamoto encarregado de sua chefia. Na época, deu início às intervenções microneurocirúrgicas no hospital. Em 13 de dezembro de 1989, em virtude de reforma do Regulamento do Corpo Clínico, criando os Departamentos de Cirurgia e de Clínica, o Serviço de Neurologia, Neurocirurgia e Métodos Gráficos foi desmembrado em dois, de Neurocirurgia e de Neurologia, além do setor de Eletroencefalografia. Ivamoto foi eleito e reconduzido pelos colegas de equipe para o cargo de chefia do Serviço de Neurocirurgia nos escrutínios ocorridos até 2002, quando apoiou a eleição do Dr. Pedro Oscar Nassif. Ivamoto reassumiu o cargo com a eleição quadrienal de 2006. Em 2010, após eleição, a Dra. Rosilene Morales assumiu a chefia de serviço.

 

O Serviço de Neurocirurgia localizava-se no quarto andar da ala I. Com a ampliação do Centro Cirúrgico para esse espaço, a enfermaria foi desativada e os pacientes dispersos pelo Hospital, enquanto a Sala Torres Homem foi transferida para o terceiro andar, ala C. Em 1989, a enfermaria de Neurocirurgia foi instalada no 2º andar da ala G. Em 1999, na gestão do Provedor Manoel Lourenço das Neves, a Sala Torres Homem foi totalmente reformada e modernizada, sendo reinaugurada com a presença do prefeito municipal. Em 2005 essa sala foi transformada em UTI neurocirúrgica.

 

MICROCIRURGIA

O Serviço de Neurocirurgia da Universidade de Vermont constituía o principal centro de treinamento em microcirurgia vascular dos Estados Unidos. Seu chefe, Prof. Raymond Peardon Donaghy, um dos pioneiros microcirurgiões e considerado o Pai da Microneurocirurgia, treinou diversos neurocirurgiões, incluindo Gasi Yasargil, Christofer Shields e Joseph Maroon.  Em visita a esta Santa Casa em 1977, o Prof. Donaghy proferiu, no Consistório, palestra intiulada “Experiência com 1000 casos consecutivos de doenças vasculares encefálicas”.

 

Após um treinamento de quatro anos naquela instituição, incluindo um ano no Laboratório de Neurocirurgia, Ivamoto deu início às intervenções microneurocirúrgicas na SCMS em 1977, incluindo anastomose da artéria temporal superficial com a artéria cerebral média (v. angiografia), anastomose hipoglosso-facial, reconstruções de nervos periféricos e de plexo braquial, simpatectomia, além das usuais cirurgias de tumores, aneurismas e mal-formações artério-venosas. Utilizou inicialmente o microscópio cirúrgico Zeiss do Serviço de Otorrinolaringologia, mas logo o hospital adquiriu um outro, D. F. Vasconcelos, para o Serviço de Neurocirurgia. Paulatinamente, os demais colegas da equipe passaram a realizar as intervenções microcirúrgicas. Outros três microscópios alemães foram adquiridos para o Serviço.

 

            Em 1979 foi lançado, nos Estados Unidos, o Journal of Microsurgery, primeira revista norte-americana dedicada exclusivamente à Microcirurgia, editada em Boston e, posteriormente, em Nova York. Ivamoto integrou o Review Board da revista. Ao final de 1982 essa revista e outra européia foram compradas por uma editora que as fundiu numa nova, intitulada Microsurgery. 

 

 

Palestra na SCMS pelo Prof. Donaghy, um pioneiro da microcirurgia e "Pai da Microneurocirurgia", em 1977.

 

Anastomose das artérias temporal superficial e cerebral média, Santa Casa de Santos (1977, HSI)

 

 

           SCMS no Review Board do Journal of Microsurgery

 

MONITORIZAÇÃO DE PRESSÃO INTRACRANIA

O Prof. Mitsuo Numoto, neurocirurgião e engenheiro biomédico da Universidade de Vermont, idealizou e criou um monitor de pressão intracraniana baseado num sensor constituído por um microbalão com eletrodos e ligados a um par de fios de cobre, conhecido por “pressure switch”, implantado de preferência no espaço extradural. Inicialmente construído artesanalmente no Laboratório de Neurocirurgia, passou a ser produzido em escala comercial pelo Ladd Laboratory de Vermont. Essa empresa substituiu os eletrodos e fios por fibras ópticas para evitar acidentes elétricos, o que encareceu bastante os sensores. Posteriormente, os direitos para produção desse monitor passaram para outras empresas, que disseminaram seu uso para todos países. O método, desenvolvido inicialmente na Universidade de Vermont, é o utilizado na UTI de Neurocirurgia da SCMS.

  

Diversos trabalhos realizados na Universidade de Vermont demonstraram a segurança e eficácia do método quando utilizado sem contacto com o líquor (Ivamoto HS, Numoto M, Donaghy RMP: Surgical decompression for cerebral and cerebellar infarcts. Stroke1974; 5:365-370, 1974. Ivamoto HS, Numoto M, Donaghy RMP: Método para registro contínuo da pressão intracraniana. Arquivos de Neuro-Psiquiatria 1975; 33:178-181.  Ivamoto HS: Os monitores de pressão intracraniana de Numoto e Donaghy. In: XII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1978, Fortaleza, Ceará. Anais do XII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1978.  Ivamoto HS: Experiência com monitorização de pressão intracraniana. In: XII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1978, Fortaleza, Ceará. Anais do XII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, 1978.  Ivamoto HS: Intraoperative use of intracranial pressure measurements. In: Annual Meeting of the American College of Surgeons, Vermont Chapter, 1976, Woodstock, Vermont, USA. Annals of the Meeting, 1976.  Ivamoto HS, Numoto M, Donaghy RMP: Surgical decompression for cerebral and cerebellar infarcts. In: Meeting of the New England Neurosurgical Society, 1974, Hanover, New Hampshire, USA, 1974.  Ivamoto HS, Numoto M, Donaghy RMP: Monitoring of epidural pressure as a guide during decompressive surgery. In: Annual Meeting of the American Association of Neurological Surgeons, 1974, Saint Louis, Missouri, USA. Annals of the Annual Meeting of the American Association of Neurological Surgeons, 1974).

              SETOR DE NEURORRADIOLOGIA DO SERVIÇO

Em 2010, a chefe de Serviço, Dra. Rosilene Morales, solicitou à Diretoria Clínica e Conselho Técnico Consultivo a criação do Setor de Neurroradiologia Diagnóstrica e Intervencionista do Serviço de Neurocirurgia, que foi aprovado. Suas atividades são realizadas junto ao Setor de Hemodinâmica no 4º andar do Hospital. Os neurorradiologistas fazem parte do Serviço de Neurocirurgia. Essa convivência constante entre os neurorradiologistas, os neurocirurgiões e os especializandos do Serviço beneficia a todos os envolvidos, particularmente aos pacientes, que têm atendimento integrado.  O ensino também foi muito beneficiado.

 

OS MEMBROS TITULARES DO SERVIÇO

 

  

         NOSSOS ESPECIALIZANDOS ATUAIS E PASSADOS

 

SBN, AMB E MEC

 

A SCMS, através do setor de Neurocirurgia, mantinha um programa de treinamento desde seus primórdios. Com a titulação dos demais colegas do Serviço, Ivamoto preparou um relatório sobre o Serviço e solicitou avaliação à SBN. Em 1995, a SCMS recebeu a visita da Comissão de Credenciamento da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, que aprovou seu curso de especialização em neurocirurgia para treinamento na especialidade, o que vem sendo mantido nas visitas subseqüentes. O credenciamento foi suspenso em novembro de 2012.

 

 

 A Comissão de Credenciamento da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia visitando o Serviço da Santa Casa da Misericórdia de Santos. A partir da esquerda, os doutores Félix Alberto Ballerini (vice-provedor), Sebastião Nathaniel S. Gusmão (membro da Comissão), Henrique S. Ivamoto (chefe do Serviço de Neurocirurgia), José Alberto Landeiro (presidente da Comissão da SBN), Rosilene Morales (assistente do Serviço de Neurocirurgia) e Oswaldo Paulino (membro honorário do Corpo Clínico)

 

                              MEC 

Atendendo o pedido de avaliação encaminhado por Ivamoto, uma comitiva da Comissão Estadual de Residência Médica, presidida pelo Dr. Marco Prist Filho, visitou o Serviço em 25 de setembro de 2009. Com sua apreciação, a CEREM apresentou parecer favorável na Plenária da CNRM que o aprovou por unanimidade. Aassim, a Santa Casa poderá oferecer uma vaga para cada posição - R1, R2, R3, R4 e R5. 

 

Em 2010, a Dra. Rosilene Morales, tendo assumido a chefia do serviço e contando com o apoio da Dra. Irene Abramovich e do Dr. Celso Schamalfuss Nogueira, conseguiu da Secretaria de Saúde uma bolsa SUS para nossos residentes.  O credenciamento pelo MEC foi suspenso em novembro de 2012.

 

    

 

EQUIPES DE ENFERMAGEM DO SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA 

 

As principais enfermarias do Serviço de Neurocirurgia são a Sala Torres Homem (UTI Neurocirúrgica - 3ºC) e a de adultos (2º G). 

 

A Enfa. Karina , chefe da equipe de enfermagem da Sala Torres-Homem, 3ºC, desde 2001, diplomou-se pela Escola de Enfermagem da USP em 1998.

 

A Enfa. Patrícia Duran, chefe da equipe de enfermagem da Neurocirurgia, no 2ºG, desde 2003, diplomou-se pela Universidade Católica de Santos em 1998.

 

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DO SERVIÇO

 

            No segundo andar, ala G, situa-se a enfermaria de adultos, secretaria, quarto dos plantonistas, sala de estudos e sala de aulas.

 

O quarto dos plantonistas conta com 3 camas, banheiro, ar condicionado, geladeira e um computador conectado com banda larga à Internet.

 

A sala de estudos abriga o microscópio cirúrgico.

 

A secretaria conta com geladeira, ar condicionado e computador ligado à Internet com banda larga.

 

A sala de aulas do 2º G acomoda 25 pessoas.  

 

No terceiro andar, ala C, situa-se a UTI Neurocirúrgica, antiga Sala Torres Homem, com 10 leitos, monitores de pressão intracraniana e outros equipamentos de praxe. Há uma equipe com um ou dois diaristas, além de oito plantonistas.

 

No Centro Cirúrgico, situado no quarto andar, o Serviço dispõe de microscópios cirúrgicos e aspirador ultrassônico. Membros da equipe dispõem de equipamentos para estereotaxia e cirurgia endoscópica.

 

No Centro Cirúrgico da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ao longo de mais de meio século passado, destaca-se a terna dedicação da doce Dona Helyette .

 

O Setor de Neurorradiologia Diagnóstica e Intervencionista do Serviço de Neurociurgia atua no 4º andar, junto ao Serviço de Hemodinâmica da Cirurgia Cardiovascular.

      

OS CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM NEUROCIÊNCIAS

 

Em junho de 2006, a editoria da Acta Medica Misericordiæ, publicação do Centro de Estudos, e a chefia do Serviço de Neurocirurgia, deram início ao I Curso de Educação Continuada em Neurociências, contando com o apoio da presidência do Centro de Estudos, diretorias clínica e de ensino médico e provedoria da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos.

 

A partir de agosto do mesmo ano, os Cursos de Educação Continuada em Neurociências passarm a ser semestrais e têm sido credenciados pela CNA (Comissão Nacional de Acreditação), órgão do CFM e da AMB, e aprovados pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurologia e outras sociedades especializadas de âmbito nacional.

 

Os cursos destinam-se ao aprimoramento científico e profissional daqueles que se dedicam a todas as áreas das Neurociências na região da Baixada Santista, além de promover o congraçamento entre os mesmos. Professores da região e de outras cidades do país, reconhecidos pelas suas experiências clínicas e científicas, têm sido convidados para compartilhar seu saber. Um dos principais objetivos dos Cursos de Educação Continuada em Neurociências, ministrado por excelente e variado corpo docente, é oferecer ampla e profunda formação aos especializandos e profissionais desta e de outras instituições litorâneas.

 

LABORATÓRIO DE MICROCIRURGIA

Com um microscópio Zeiss, instalado provisoriamente na sala de estudos da enfermaria do 2ºG, é dedicado aos especializandos e aos já especialistas, para aprendizagem e aprimoramento técnico. 

 

 

OUTROS SERVIÇOS

 

O Hospital oferece tomógrafos modernos, uma UTI Geral com 20 leitos, UTI Infantil, UTI Neonatal e UTI Cardíaca. 

 

A perfeita integração do Serviço de Neurocirurgia com as demais equipes, que sempre evoca boas memórias da Santa Casa da Misericórdia de Santos, tem sido benéfica para todos, particularmente aos nossos pacientes.

 

Exames de ressonância magnética, eletroneuromiografia e medicina nuclear são feitos em clínicas privadas da cidade, através de convênio com a SCMS.

 

 

O IMPULSO PROVOCADO PELO CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos, fundado em 1997 pelo nosso admirável educador, Celso Schmalfuss Nogueira, provocou enorme impulso às atividades educacionais, científicas e editoriais do hospital e da região. O Serviço de Neurocirurgia participa ativamente de suas atividades. O Dr. Celso presidiu a Associação de Anestesiologia do Estado de São Paulo.

 

ENSINO DE GRADUAÇÃO

O Serviço de Neurocirurgia participa das atividades pedagógicas para os alunos do Curso Médico da Universidade Metropolitana de Santos, a Medicina Unimes na Santa Casa.

 

ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA PREMIA OBRA DO SERVIÇO

Recentemente, a obra de um neurocirurgião, com colaborações de uma colega do Serviço e de outros docentes, foi premiada pela Academia Nacional de Medicina, a mais antiga academia  do país. Trata-se de uma homenagem a Carlos da Silva Lacaz, professor emérito da FMUSP  e o principal responsável pelo movimento médico humanista no país. A obra foi lançada na FMUSP, em evento organizado pelo Prof. Luis Baccalá, presidente da Associação dos Antigos Alunos, apoiado pela Associação dos Professores Eméritos e direção da Faculdade.

 

 

                     

 

 

IMAGENS DO SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA

 

As galerias de fotos, em formação, estão incompletas. Aguardamos sua fotografia.

 

Imagens pretéritas do Serviço de Neurocirurgia 

 

Imagens recentes do Serviço de Neurocirurgia

 

Imagens da Santa Casa de Santos 

 

Fotos dos nossos neurocirurgiões

 

 

PUBLICAÇÕES DO SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA

 

Publicações do Serviço de Neurocirurgia 

 



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite