Rede Corporativa
, 05 de fevereiro de 2025.
23/07/2006
Retratos das Misericórdias
Braz Cubas, fundador da Misericórdia de Santos

Braz Cubas, fundador da Misericórdia de Santos

 

H. S. Ivamoto, editor Acta Medica Misericordiae

 

       Braz Cubas, filho de João Cubas e de Isabel Nunes, nasceu na cidade do Porto, em torno de 1507. Isabel Nunes era filha de Nuno Rodrigues, um dos fundadores da Misericórdia local, a segunda de Portugal. Chegou ao Brasil em 1532, na expedição colonizadora de Martim Afonso, juntamente com seus irmãos Antonio, Catarina, Francisco e Gonçalo Cubas. Cultivou cana-de-açúcar e arroz. Transferiu o porto para dentro do estuário, junto ao atual centro. Em 1543, muito provavelmente no Dia de Todos os Santos, inaugurou o Hospital da Misericórdia de Santos, próximo ao outeiro de Santa Catarina. Elevou o povoado à condição de Vila em 1945 ou 1946.

 

     Posteriormente, cultivou na Ilha Pequena, atualmente chamada Ilha Barnabé. Em 1553 e 1554 providenciou uma expedição para resgatar o náufrago Hans Staden, preso pelos nativos em Ubatuba. Organizou uma bandeira que atingiu o rio São Francisco, onde encontrou pedras preciosas. Outra bandeira por ele organizada, porém da qual não participou, chegou à serra de Jaraguá, tendo encontrado ouro. Em 1591 ajudou os homens da localidade a expulsar os piratas comandados por Thomas Cavendish.

      Faleceu em 1592 ou 1597. Uma urna com suas cinzas encontrava-se no altar-mór da antiga igreja matriz de Santos, com a inscrição: "S. de Braz Cubas, Cavaleiro Fidalgo da Casa de Sua Mag. Fundou e fes esta Villa sendo Capitão e Caza da Mza, o ano de 1943. E descobriu ouro e metais o ano de 60. Fes Fortaleza por mandado del Rei Dó Joã 3  . Faleceu no ano de 1592."

 

     Não há relatos sobre a companheira de Braz  Cubas, com quem teve três filhos, Isabel, Jerônima e Pero Cubas.  Antes de falecer conseguiu de El-Rei a legitimação de Pero Cubas. Este exerceu o cargo de Capitão-mor de São Vicente em 1605 e 1606 e durante alguns meses de 1614. Foi também alcaide-mor da Vila de Santos.

 

     Durante sua longa vida em Santos e região, Braz Cubas liderou seu povo na mudança do porto, na construção do primeiro hospital brasileiro, na emancipação do povoado, no bandeirantismo e na luta contra os invasores.

 

 

 

Busto de Braz Cubas no saguão da Santa Casa da Misericórdia de Santos

REF: IVAMOTO, Henrique Seiji . Brás Cubas, o fundador da Misericórdia. A Tribuna, Santos, Brasil, p. A-9, 25 nov. 1999.



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite