Rede Corporativa
, 05 de fevereiro de 2025.
23/07/2006
Retratos das Misericórdias
João Otávio dos Santos, benemérito da Misericórdia

João Otávio dos Santos, benemérito da Misericórdia

 

H. S. Ivamoto, editor Acta Medica Misericordiæ

 

            Filho de Dona Escolástica Rosa, uma humilde senhora, João Otávio dos Santos estudou enquanto residia com seu padrinho, João Otávio Nébias. Impossibilitado de ingressar num curso superior, iniciou seus trabalhos em contabilidade de pequenas empresas. Tendo formado um pequeno capital, dedicou-se ao comércio e posteriormente investiu suas economias em prédios que pôs a alugar.

            Foi eleito provedor da Misericórdia de Santos várias vezes entre 1875 e 1896. Solteiro, a Santa Casa era a "sua filha predileta". Auxiliou na manutenção do quilombo do Jabaquara e custeou a alforria de muitos escravos. Faleceu em 9 de julho de 1900, deixando 58 prédios à Irmandade da Santa Casa para, como sua renda, manter o Instituto Dona Escolástica Rosa, entidade destinada à "educação intelectual e profissional de meninos pobres, em princípios prevocacionais". Outras entidades foram beneficiadas pelo seu testamento, entre as quais, a Sociedade Humanitária, a Igreja Matriz, o Asilo de Órfãos e a União Operária.            

 

            João Otávio dos Santos, um dos irmãos que mais se dedicou e contribuiu com a Misericórdia de Santos, teve uma rua do Paquetá nomeada em sua homenagem pelo prefeito Joaquim Montenegro.

 

 

           João Otávio dos Santos, grande benemérito da SCMS



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite