“Voa Poeta, Voa...” de Eduardo Ballerini
Eduardo Ballerini’s “Fly poet, fly...”
Henrique S. Ivamoto
Eduardo Seabra de Mello Ballerini nasceu em Santos em 23 de setembro de 1966. Interessadp por questões metafísicas e preocupado com a Vida, Paz e a Natureza, iniciou suas atividades poéticas com apenas nove anos de idade. Concluiu o curso de Administração na Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e freqüentava o terceiro ano na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo quando, aos 19 dias de maio de 1989, com apenas 22 anos de idade e já tendo demonstrado um talento excepcional que muito prometia, deixou este mundo físico e transcendeu para o plano superior da existência. Para seus muitos amigos, foi prematuro e de difícil aceitação. Não o tendo conhecido pessoalmente, soube do mesmo e de sua obra através de relatos de uma jovem que me mostrou seu livro.
A experiência nos demonstra quão grande são os mistérios do nascer, do viver e do morrer. Por que o Criador chama para si jovens repletos de vida, de qualidades e de esperanças? Uma dúvida a que nunca encontraremos uma resposta por todos aceita. Teriam esses jovens já demonstrado, em suas breves passagens por este mundo, a pureza necessária para conviver com Ele no plano imaterial? Deixam uma obra e um exemplo para os que remanescem, até que o dia em que todos - sem exceção - haveremos de nos reencontrar.
Abaixo, um texto de Eduardo escrito em 26 de outubro de 1982, com apenas 16 anos de idade, que mostra sua prematuridade:
“Viver é ver o sol se pôr, uma flor desabrochar,
Alegria é presenciar o momento de um filho andar,
Felicidade é poder sorrir, mas as lágrimas não recear,
Bonito é querer subir sem deixar ninguém ficar.
Sentir alegria é escutar mais forte o coração,
Sentir felicidade é considerar cada um como irmão,
Sentir beleza é no saber perdoar, estender a mão,
Sentir a vida não é dividir a raiva mas repartir o pão.
Estar belo não se enfeitar para o outro ver,
Estar vivendo é ter condições de uma pessoa ser
Estar alegre é obter tudo o que possa querer,
Estou feliz por estar junto de você.”
Eduardo Seabra de Mello Ballerini, o sempre jovem poeta misericordiano santista (1966-1989)
Obra de Eduardo Ballerini editada pela EditorAção
Voa, Poeta, Voa
Voa, poeta, voa
Com tuas asas sensíveis que agarram o Tudo e o Nada
Por entre mentes confusas que procuram verdades
Vova, poeta, voa
Com tuas idéias que nem mesmo conheces
Por entre estrelas que tem convidam a brilhar
Voa, poeta, voa
Com teu corpo nu, despido de máscaras risonhas
Poe entre verdes vales que azulam
Voa, poeta, voa
Com tuas mãos que choram tinta metilena, tua alma de Papel
Por entre labirintos de infinitas saídas.
Voa poeta
Com tuas veias que conduzem idéias
Por Vietnã, Veneza e Marte, Poeta
Sem direção, sem rumo, vê a luz
Por entre cadernos e almaços em branco
Poeta, nunca pares de voar
Se quebrares as asas, se perderes os olhos
ou se estourarem tuas veias
Voa! Voa! Voa! Poeta,
Nunca pares de Voar
Mesmo que a terra firme, um dia,
venha a te chamar.
Eduardo Seabra de Mello Ballerini
(Em 6/11/1996, aos 20 anos de idade)