MÉDICOS LEGISTAS BRASIL
Henrique S. Ivamoto
Caros colegas legistas:
MÉDICOS LEGISTAS BRASIL é o título de um novo grupo de discussões do Facebook, criado há apenas três dias, em 30 de agosto de 2011, pelo Dr. Celso Schmalfuss Nogueira, legista, anestesiologista, ex-presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo e presidente do Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos, do qual Acta Medica Misericordiae é a revista científica.
= = = = =
Mensagem de abertura do Dr. Celso Schmalfuss Nogueira, publicada no Facebook em 30 de setembro de 2011, que define os objetivos deste novo fórum médico-legal:
"Boa noite, colegas.
"Estamos criando um grupo de discussões no facebook chamado MÉDICOS LEGISTAS BRASIL.
"Só podem participar médicos legistas. Servirá para trocar experiências entre colegas de todo Brasil que quiserem participar.
"Queremos apenas formar um grupo de discussão: casos clínicos, indicação de artigos de revistas, sites, enfim tudo que possa interessar. Caso alguém tenha alguma dúvida poder ter a ajuda de algum colega que esteja on line. Isto funciona em outras especialidades médicas e é muito bom.
"Inicialmente o grupo é fechado: pode ser visto, mas só podem ver as mensagens quem está no grupo. Depois que ele crescer um pouco mais, podemos colocar como secreto, onde só quem está nele vê o grupo... coisas do Facebook, mas que funcionam.
"Não tem caráter político, nem religioso, nem para criticar quem quer que seja.
"Será um prazer adicioná-los no grupo. Indique seu colega que tenha Facebook".
AMLESP - Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo. Contém outros dados de interesse médico-legal.
A seguir, alguns textos do fórum que, transcritos, ficarão disponibilizados nesta página da Acta Medica para consultas:
A perícia do erro médico - Prof. Genival V. França
Tanatologia Forense - FMUSP - Arquivo em PDF abaixo.
CFM veda ao médico assistente o preenchimento de formulários de seguradoras
Prof. Genival Veloso de França
Abaixo, portaria que proíbe preenchimento de formulários de seguros, disponibilizada pelo Dr. Guilherme Cardillo no Facebook em fevereiro 2012.
Evolução do infarto agudo do miocárdio. Figura esquemática disponibilizada no Facebook pelo Dr. Jose Kleber Tenorio Magalhaes e repassada em 28.02.2012.
Material recolhido pelo Laboratório de Toxicologia quando junto ao NPML de Santos.