SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Evidence-Based Health Care
Henrique S. Ivamoto
Segundo a Cochrane Collaboration, Saúde Baseada em Evidências é o uso consciencioso das melhores evidências disponíveis na atualidade na tomada de decisões sobre o cuidado de pacientes individuais ou para serviços de saúde. As melhores evidências disponíveis na atualidade são os dados atualizados de pesquisas relevantes e válidas sobre (1) os efeitos de diversas formas de cuidados de saúde, (2) o potencial lesivo de agentes particulares, (3) a acurácia de testes diagnósticos e (4) o poder preditivo de fatores prognósticos. Prática Clínica Baseada em Evidências é a tomada de decisões em que o clínico usa as melhores evidências disponíveis, em consulta com o paciente, para decidir sobre a melhor opção para o paciente. Medicina Baseada em Evidências faz uso consciencioso, explícito e judicioso da melhor evidência disponível na atualidade na tomada de decisões sobre o cuidado de pacientes individuais. A prática de medicina baseada em evidência integra a experiência clínica individual com a melhor evidência clínica externa de pesquisa sistemática.
Saúde Baseada em Evidências é um ramo da Ciência que utiliza métodos de investigação e análise desenvolvidos pela Epidemiologia Clínica e pela Bioestatística para avaliar os estudos disponíveis acerca de um assunto de interesse clinico ou de saúde pública. Com o desenvolvimento da Informática e da Internet nas últimas décadas, essas novas ferramentas tornaram-se indispensáveis na comunicação e na realização de buscas de dados relevantes disponibilizados no vasto universo da rede (web).
Em 1972, o medico Archibald Cochrane publicou o clássico 'Effectiveness and Efficiency: random reflections on health services'. O primeiro Centro Cochrane, principal entidade dedicada a essa disciplina, foi fundado em Oxford, Reino Unido, em outubro de 1992. Centros Cochrane, partes da ampla Colaboração Cochrane, foram abertos em vários países. Em agosto de 1996, o Centro Cochrane do Brasil foi fundado por Álvaro Nagib Atallah, professor titular da Unifesp.
TEMAS
REFERÊNCIAS
Cochrane AL. Effectiveness and Efficiency: Random Reflections on Health Services. ondon: Nuffield Provincial Hospitals Trust, 1972. Reprinted in 1989 in association with the BMJ. Reprinted in 1999 for Nuffield Trust by the Royal Society of Medicine Press, London, ISBN 1-85315-394-X.
Gray JAM. 1997. Evidence-based healthcare: how to make health policy and management decisionas. London: Churchill Livingstone.
Sackett DL, Rosenberg WMC, Gray JAM, Haynes RB, Richardson WS. 1996. Evidence based medicine: what it is and what it isn’t. BMJ 312: 71–2.