Lanchonete Santa Isabel homenageia a Casa de Brás Cubas
Henrique Ivamoto
A Lanchonete Santa Isabel, situada na área central do piso térreo da Santa Casa da Misericórdia de Santos, oferece lanches rápidos e refeições maiores aos familiares de pacientes, funcionários e médicos, durante um longo período do dia. Atende das 6 horas da manhã à 1 da madrugada, sendo que, aos domingos, fecha às 22 horas.
A excelente qualidade, o frescor e o tamanho avantajado (vide fotografia) dos seus petiscos são comentados pela sua fiel clientela .
Sua Praça de Alimentação, arborizada e com muitas plantas, tem uma fonte luminosa, cuja estrutura em pedra lembra um castelo português e tem um nicho que abriga a imagem de Santa Isabel, doada pela Universidade de Coimbra.
Durante sua reforma, os senhores Ricardo Moreira e Marcos Panicazo, dirigentes da Lanchonete, tiveram a feliz iniciativa de transformar a Praça de Alimentação e o corredor ao lado da Lanchonete em uma galeria de obras que retratam sua riquíssima história - reconhecida nacionalmente - uma homenagem a esta Casa de Brás Cubas, primeiro hospital do país.
Essa iniciativa ressalta um dos principais patrimônios desta Casa - sua história multissecular - o que constitui também um dos objetivos do Centro de Estudos e da sua Acta Medica Misericordiae, a revista mundial das Santas Casas.
Parabéns aos amigos Ricardo e Marcos!
O balcão de "salgadinhos".
Corredor ao lado da Lanchonete.
Ao fundo da Praça de Alimentação, a fonte luminosa em pedra que lembra um castelo português, com a imagem de Santa Isabel doada pela Universidade de Coimbra.
A Praça de Alimentação arborizada, com telas e fotos que retratam a história da Misericórdia Santista
Alguns petiscos, sempre frescos e de excelente qualidade. Observe seus tamanhos.
Sr. Francisco apreciando os quadros expostos.
O Sr. Francisco já de volta ao seu posto de trabalho na Livraria Médica da SCMS, onde atua há quase trinta anos e se tornou figura conhecida de todos profissionais e estudantes do hospital.