PDF file at the end of the article
Arquivo PDF ao final do artigo A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo The Santa Casa de Misericórdia of São Paulo
Waldemar de Carvalho Pinto Filho Pinto WC Filho: The Santa Casa de Misericórdia of São Paulo. Acta Medica Misericordiæ 2000; 3 (1): 25-27
Resumo: Descritores : Hospitais filantrópicos. História da Medicina. Humanismo. Educação médica. Summary: The Santa Casa de Misericórdia of São Paulo is the oldest institution providing hospital and social assistance in the city of São Paulo. The order of the Santas Casas de Misericórdia was established in Portugal in 1498, with the main goal of providing charitable assistance. In Brazil, the first Santa Casa was founded in 1453, in the settlement that would give origin to the Village of Santos, in the region of São Vicente. It is possible that the creation of the order of the Misericórdia of São Paulo of the fields of Piratininga occurred in 1560. It owns the Central Hospital, the Santa Isabel Hospital, the Center of Integrated Attention for Mental Health, the D. Pedro II Geriatric and Convalescent Hospital, the São Luiz Gonzaga Hospital, the Vicentina Aranha Geriatric Hospital, the São José College and the Medical Sciences School of the Santa Casa of São Paulo. The hospital complex has 2,345 beds, counting on 8,000 workers, 670 physicians and 424 medical residents. Key words: Hospitals, voluntary. History of Medicine. Humanism. Education, medical. HISTÓRICO A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é a mais antiga Instituição Assistencial e Hospitalar em funcionamento na cidade de São Paulo. No Brasil, a primeira Santa Casa foi fundada no ano de 1543, na Capitania de São Vicente, no povoado que originaria a Vila de Santos. É possível que a criação da Confraria da Misericórdia de São Paulo dos Campos de Piratininga tenha ocorrido no ano de 1560. Esteve alojada no Pátio do Colégio, nos Largos da Glória e da Misericórdia, até ser inaugurado, no bairro de Santa Cecília, em 1884, o Hospital Central, sua sede até os dias de hoje. A Direção da Irmandade é exercida pela Mesa Administrativa que se compõe de 50 Irmãos Mesários e pela Provedoria - seu órgão deliberativo - integrada pelos Irmãos Provedor, Vice-Provedor, Escrivães, Mordomos, Tesoureiros e Procuradores Jurídicos. As atividades da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo são de natureza filantrópica. Sendo assim, a assistência prestada, com equipamentos de última geração, é totalmente gratuita e equipara-se à dos melhores centros médicos internacionais.
OS HOSPITAIS DA IRMANDADE A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo conta com seis hospitais, um colégio e uma faculdade de medicina que assegura aos nosocômios citados a natureza de hospitais escolas, através de um curso de graduação e sete de pós-graduação. Hospital Central Está localizado na Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112, Santa Cecília, cidade de São Paulo, atendendo, por dia, 5.000 pessoas em todas as especialidades médicas. Dispõe de 768 leitos, equipamentos dos mais sofisticados, estando apto a realizar qualquer tipo de cirurgia. Conta, ainda, com um heliponto próprio. O seu Pronto Socorro é um dos mais ativos da cidade, tornando-se referência para atendimentos de urgência. Hospital Santa Isabel Inaugurado em 1972, está localizado no mesmo quadrilátero em que está o Hospital Central. É um hospital moderno que presta atendimento a pacientes particulares e conveniados. Todo o lucro obtido com esses atendimentos é revertido, integralmente, para as atividades assistenciais gratuitas, prestadas pela Irmandade. Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental Inaugurado em 18 de fevereiro de 1998, o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental tem como objetivo proporcionar um atendimento humanizado e moderno a portadores de transtornos psiquiátricos e psicológicos. Localizado na Rua Major Maragliano, 241/287, Vila Mariana, o novo Centro possui uma enorme área destinada ao Hospital-Dia, com mais de 15 oficinas, incluindo teatro, pintura, atividades culturais, entre outras, que oferecem o que há de mais moderno em reabilitação psico-social. O atendimento, predo-minantemente voltado para o SUS, abrange pacientes, de todas as faixas etárias, com dependência de álcool e de drogas e conta com o setor de psicoterapia. Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II Fundado em 1885, na Rua da Glória, em São Paulo, como abrigo da Santa Casa de São Paulo, que recebia, segundo os registros da época, inválidos de qualquer idade, abandonados e até doentes crônicos. Transformado recentemente em Hospital Geriátrico e de Convalescentes, atende, na sua maioria, pessoas carentes. Além de asilo, presta atendimento completo aos 600 idosos que lá vivem. Hospital São Luiz Gonzaga Inaugurado em 04 de setembro de 1904, é hoje o hospital de referência da Zona Norte da cidade de São Paulo. Localizado no bairro do Jaçanã, já foi abrigo para leprosos, sendo destinado, posteriormente, à cura de um dos grandes estigmas da época: a tuberculose; foi também palco das primeiras cirurgias cardíacas.
Hospital Geriátrico Vicentina Aranha
Colégio São José
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
O ATENDIMENTO DIÁRIO DA SANTA CASA
O AUTOR: Waldemar de Carvalho Pinto Filho era Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia e professor titular da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Faleceu pouco depois de nos enviar este artigo que, ao que consta, foi sua última publicação em revista científica.
Endereço/Address: Provedoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Rua Dr. Cesário Motta Junior, 112, São Paulo, SP, CEP 01221-900, Brasil |
PDF file: